Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Music Box: David Bowie

Ziggy Stardust
Se você como eu, não consegue se adaptar ao tipo de música comercial e enlatada da nossa década provavelmente deve gostar muito do cantor que irei falar hoje e de outras raridades.

David "Starman" Bowie é o maior camaleão do mundo do rock, além da incrível presença de palco e das inúmeras reinvenções do seu estilo ele consegue ser um dos poucos artistas ainda vivos a criar obras com profundidade melódica e referências inteligentes.

David possuiu várias personalidades, cada uma com sua particularidade.

O que mais marcou sua carreira foram seus alter egos, ao meu gosto pessoal cito dois: Ziggy Stardust e Thin White Duke.

Fases de Bowie

Ziggy Stardust pelas performances teatrais em palcos e a liberdade sexual existente dentro de Bowie para se transvestir, e The Duke pela sua elegância e capacidade de incorporação do personagem onde muitas vezes terminava em overdoses de cocaína.

O fato é que Bowie sempre irá renovar sua forma de criar sua arte que é a música, mesmo que você tenha adoração por alguma época em especial, você sempre irá atrás de outras épocas distintas de sua carreira.


Uma prova clara de sua reinvenção foi a estréia de seu 24º CD após 10 anos de hiatos. The Next Day traz em sua capa, o album "Heroes" de 1977 e sobrepões uma caixa em branco com o nome do novo disco. É um novo Bowie sem a necessidade de procura e conexão rasa com seu público, afinal, quem bem entende já sabe que esse novo disco seria tão bom quanto os anteriores. Mesmo assim, surpreende pelo seus 66 anos exalando musicalidade.

Bowie consegue exprimir o melhor dele mesmo nesse disco, trazendo a energia dos anos 70 e 80 a nossa década tão sem graça, acostumada com hits juvenis, e bandas beirando o ridículo.

Muito se diz de ser um disco saudosista, não para os fãs, talvez para o Bowie e a análise feita de sua própria carreira, mesmo assim, ele consegue deixar um legado aos novos ouvintes e as novas bandas.


Você como bom apreciador de música irá tentar entender a musicalidade de Bowie, a única coisa que se pede é que sua cabeça esteja livre para poder absorver tudo que se pode quando falamos do camaleão do rock.




New Killer Star - Reality (2003)