Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Cultura de Estilos: Vintage Style

Propaganda de Lucky Strike
Você conseguiria viver nas décadas passadas?

Seguiria o padrão "perfect family" das propagandas de 40 e 50? Conseguiria manter a classe para faxinar sua casa usando salto e cinta liga? Sempre estaria impecavelmente bonita?

Pois esses anos de ouro ainda fazem muitas pessoas desejarem terem nascido muito antes de seus pais.



Esse movimento preza o estilo vintage (antigo/original) de alguma década passada, mantendo os costumes, roupas, objetos, móveis e tudo que estiver ao alcance do nosso mundo moderno.

Claro que as referências acima são uma brincadeira, pois a nossa vida moderna nos possibilita utilizar de certas ferramentas muito mais inovadoras do que no passado, mas alguns toques que possuem cara de mãe/vó, ainda são bem vindos no universo vintage, como receitas de família, o modo de se portar, o zelo com a casa, a volta dos padrões de beleza contra a magreza extrema e em busca de corpos mais delineados, o gosto musical clássico.

Essa glamorizarão do lifestyle da época de ouro traz os antigos valores de volta a nossa vida corrida e frenética. Muitos casais que se conheceram na cultura vintage preservam os hábitos de cavalheirismos, romantismo e valorização da conquista.


Acima de qualquer estética, o movimento vintage cuida da preservação do modo de vida que valoriza a herança, cultura e história deixada por nossos antepassados, cuida da família, amigos, e acima de tudo retoma o respeito e os valores que foram esquecidos no passado.


Como qualquer movimento cultural, sempre há partes que se dedicam a segmentos específicos, como os adornos e maquiagens da época, algumas pessoas fazem coleção de mobiliários antigos outros são conhecedores das músicas de raiz e clássicos. Mas acima disso tudo, acredito que a real filosofia do movimento vintage brasileiro anda esquecido e mergulhado embaixo de toda essa caracterização toda.

Ter valores, preservar costumes, isso é ser vintage acima de qualquer coisa.



"Don't stop inspiring me"