Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Arte no mundo: Op Art

Casa de Escadas, 1951
Para quem não sabe sou aluna de artes visuais.
Sendo assim, a cada novo semestre conheço coisas muito bacanas em termos de arte, e gostaria de compartilhar um pouco com vocês.


Op Art?
São criações onde o olho é estimulado por ilusões de óptica, na realidade seu significado em inglês seria algo como "arte óptica".

É um forma de arte, que preza pela visualização e a inconstância da obra, já que ela nunca se mantém a mesma. A maior parte dos trabalhos são abstratos, causando a impressão de movimento, forma e sobreposição dependendo do ângulo pela qual olhamos a obra.


Um dos artistas desse movimento que mais gosto é Escher.

Suas trabalhos são sempre muito bem elaboradas, trazendo a escala de cinza e as metamorfoses como objeto principal de suas obras.


Curiosidades:

O clipe de Drive do Incubus foi baseado em Drawing Hands.







O clipe de Around the World do Daft Punk é baseado em Encounter.







Esse ano, passou aqui pelo Brasil uma exposição chamada "A Magia de Escher", onde reuniu 85 obras, entre gravuras originais, desenhos e diversas experiências que desvendavam os efeitos óticos e de espelhamento que Escher utilizava em seus trabalhos.

Swans

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cultura de Estilos: Steampunk

Já imaginou uma realidade onde todo o tipo de tecnologia é baseada no motor a vapor?

Essa é a proposta do Steampunk, seja na literatura, filmes ou obras. Sua principal característica é unir histórias ambientadas no passado juntamente com explosões tecnológicas, mais modernas do que as que aconteceram na escala real da história humana.

É importante lembrar que antes de qualquer coisa, se trata de um movimento de várias vertentes.


Como definir o Steampunk?
"Um gênero" - nas palavras de um dos co-fundadores do Movimento Paulista - "Assim como existe a ficção científica, a fantasia, o suspense e seus respectivos admiradores, seja em filmes, livros, jogos, estética, etc. Existem apaixonados pela cultura medieval e renascentista, eles admiram filmes do gênero, leem livros escritos nessa vertente, vão a eventos voltados a ela. E não só essas, assim como as feiras renascentistas, existem convenções trekkers, encontros para live-actions de fantasia medieval, eventos de anime, e tantos outros. Todos  são fãs de um determinado gênero que é tão amplo que se torna difícil definir se é algo apenas mais literário, mais cinéfilos, mais estético, enfim, as informações sobre Steampunk estão à disposição, cabe a cada um decidir o que mais lhe atrai." - Karl.



Ghostbusters

Nas histórias Steampunk a tecnologia à vapor não foi superada pela eletricidade, o que torna isso sua maior invenção, abrindo espaço para as engrenagens e aparelhos mecanizados utilizando materiais como a madeira, o cobre e o ouro para poder construir esses maquinários.

Muito provavelmente você já se deparou com alguma referência Steampunk ao longo de sua vida.

As vestimentas remetem à era Vitoriana, que mescla detalhes clássicos com características góticas, fazendo a junção com as engrenagens, acessórios em couro e metais.


Obras relacionadas ao meio Steampunk:


Abraham Lincoln versão Steam
Livros:
- Viagem ao Centro da Terra
- Vinte Mil Léguas Submarinas
- Volta ao Mundo em 80 dias

Filmes:
- As Aventuras de James West
- Sucker Punch
- A Liga Extraordinária

Games:

- Bioshock
- Epic Mickey

- Alice Madness Returns



Abaixo é um vídeo de um dos encontros do Conselho Steampunk do Paraná.





Já conheciam um pouco dessa cultura? Compartilhe seus conhecimentos!


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Music Box: Madame Saatan

No primeiro Music Box do blog vamos abrir com uma banda nacional!

Já ouviu falar de Madame Saatan?

Toda vez que eu vejo uma banda brasileira tocar um rock impecável eu viro fã na hora, se a letra for em português pode ter certeza que vai ter minha aprovação. Mais do que isso, quando a banda usa suas raizes culturais para criar acordes e canções, ai a parada fica séria.

Madame Saatan
Madame Saatan é assim.

Banda original do estado do Pará, mesmo estado que teve um dos maiores ícones do Heavy Metal a lançar o primeiro CD desse gênero no Brasil, a banda Stress (1974 - até hoje).

E é com esses fragmentos regionais que a banda é construída, unido com o trash, heavy metal, carimbó e lundu, junto com as melódicas composições de Sammliz, porém cantadas em sua voz forte e potente.

Uma coisa bacana é a atenção que eles possuem com seus clipes, geralmente os locais de filmagem são fora do conceito de cartão-postal da cidade.
No clipe de estréia da música Devorados, eles gravaram na Vila da Barca, periferia de Belém, 3 dias antes dela ser destruída para a construção de novas moradias. No clipe de Vela, eles gravaram durante a procissão do Círio de Nazaré.

Para os clipes do segundo CD eles trouxeram os americanos P.R. Brown e Jaron Presant, onde fizeram o curta "Respira até o Fim", onde aparecem nas Ruínas de Murucutu, em Belém do Pará.

Promo do CD Peixe Homem

Porque vale a pena?
- Banda regionalista, com canções que saltam em temas sociais e religiosos.
- 10 anos de banda
- Teve origem no teatro
- Teoria musical de primeira
- Mega presença de palco


CD's:
• 2004: O Tao do Caos (Demo)
• 2007: Madame Saatan (Vencedor do Prêmio Dynamite de melhor álbum de heavy metal de 2008)
• 2011: Peixe Homem


Vale a pena escutar: 


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Conheça antes de morrer: Curitiba

Começo a primeira postagem com uma tag muito bacana!

Durante a vida do blog, irei trazer alguns lugares que todos nós deveríamos conhecer antes de morrer, seja pela sua gastronomia, beleza ou importância cultural.

Hoje, o meu lugar especial é: CURITIBA!

Gente, que lugar extremamente maravilhoso!
Curitiba fica localizada no estado do Paraná, para vocês terem noção, de São Paulo capital até Curitiba à distância é de aproximadamente 410km, o que em horas é equivalente a umas 5 horas de viagem.


Enfim, a primeira vez que fui para Curitiba foi durante o Carnaval deste ano, onde fiquei do dia 09/02 a 12/02.


Exposição de carros antigos
Eu tive a grande sorte de pegar a melhor época de visitar essa cidade, isso porque durante o Carnaval a cidade é cheia de eventos bacanas voltados para admiradores da cultura custom/vintage, pois lá acontece o Psycho Carnival, festival que mescla bandas de Rockabilly/Psychobilly/Hillbilly entre outras vertentes, além disso também existem as exposições de Hot Rods, e a famosa Zumbi Walk, onde milhares de pessoas lotam as ruas do centro vestidas à lá dia de los muertos.




Hostel: Motter Home
Dicas:
Em Curitiba existe algumas opções de Hostel para vocês economizarem na hospedagem, eu e meus amigos ficamos em um Hostel incrível, e super bem frequentado: Motter Home Curitiba Hostel.

Lá a hospedagem é barata, já inclusa com café da manhã, o pessoal é mega simpático e o melhor: tem gringo de vários lugares do mundo para você treinar o seu inglês!

Além disso, eu recomendo que vocês visitem os diversos bares e pubs que existem pelo centro para provar as diversas cervejas importadas. Recomendo também que provem a cerveja: Diabólica, ela possui 6,66% de álcool, é uma delícia.

Também há uma mini padaria localizada na praça do cavalo babão lá no Largo da Ordem, as carolinas e os salgados de lá são incríveis.

Além disso, caso você queira conhecer os pontos turísticos mais famosos da cidade, existe um ônibus que te leva por menos de R$30,00, e você ainda tem a opção de descer em 2 pontos turísticos à sua escolha.


Pontos Positivos:
- Cidade extremamente limpa
- Ótima estrutura de transporte público
- Ótimo centro comercial
- Prédios com a estética preservada

Pontos Negativos:
- Tempo esquisito, uma hora chove, outra hora faz sol.
- Muitas ladeiras

Avaliação Final: